sexta-feira, 13 de agosto de 2010

IMAGINA SÓ SE FOSSE EM UMA FESTA DE RAP ?

Noite de show em feira acaba em homicídio

O jovem Eduardo Vasconcellos Viana, 20 anos, foi morto com um tiro no abdome na noite de quarta-feira, 11. O crime ocorreu na dentro do Centro Municipal de Eventos, onde acontece a 32ª Feira de Artesanato do Rio Grande (Fearg) e a 15ª Feira de Comércio, Indústria e Serviços (Fecis).
Na noite do crime, cerca de 450 pessoas estavam prestigiando a 3ª Noite de Samba e Pagode, com a apresentação de conjuntos rio-grandinos no Multipalco, quando por volta das 22h40min, o evento foi interrompido devido a uma troca de tiros entre expectadores.
Uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais (POE) do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizava patrulhamento pelo parque quando foram efetuados os disparos. Imediatamente, os PMs seguiram para a área do show e encontraram Eduardo caído no chão.
A vítima chegou a ser socorrida ainda com vida, mas não resistiu ao ferimento, morrendo antes de chegar à Santa Casa.
Através de populares, os policiais militares tomaram conhecimento de que os autores dos disparos ainda estavam dentro da festa e pretendiam fugir. De posse das características dos suspeitos, os PMs passaram a realizar buscas.
Os suspeitos foram localizados no estacionamento da feira e identificados como G.M.G., 20 anos, J.C.A., 22 anos, e o adolescente J.P.G.W., 16 anos.
Durante a abordagem, o menor assumiu ser o autor dos disparos, que resultaram na morte de Eduardo, inclusive apontando onde havia dispensado a arma utilizada para cometer o crime. Foi apreendido um revólver Taurus, oxidado, de duas polegadas com quatro cartuchos deflagrados.
Além de Eduardo, mais duas pessoas foram atingidas pelos disparos. O jovem, R.P.O, 22, foi baleado e se encontra hospitalizado, já C.N.B, 33, estava na plateia e foi vítima de bala perdida.

Tráfico de drogas

Ainda durante o atendimento da ocorrência, os PMs realizaram uma revista no veículo VW/Parati, azul, placas IFZ 3276, em que os suspeitos foram para a festa. No porta-luvas do carro foi encontrada uma bucha de cocaína pesando, aproximadamente, 24,68 gramas. O responsável pelo carro, identificado como I.O.R.J., 19 anos, recebeu voz de prisão em flagrante por tráfico de drogas.
O adolescente, o proprietário do carro e os outros dois envolvidos no crime, G.M.G , J.C.A., foram apresentados na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), sendo que os dois últimos foram liberados. O acusado I.O.R.J., foi indiciado por tráfico de drogas, sendo recolhido à Penitenciária Estadual do Rio Grande (Perg). Com relação ao adolescente, foram tomados os procedimento legais por homicídio. Ele, que já responde por roubo a pedestre e ameaça, foi encaminhado à Fundação de Atendimento Sócio-Educativo – Fase/RS, em Pelotas.

Coordenação da Fearg/Fecis
A Comissão Organizadora da 32ª Feira de Artesanato do Rio Grande (Fearg) e 15ª Feira de Comércio, Indústria e Serviços (Fecis) disse em nota oficial que lamenta o ocorrido na noite da última quarta-feira.
A organização dos eventos informa que foram tomadas todas as providências para atender os envolvidos no ocorrido, bem como seus familiares. Também esclarece que no momento do ocorrido a empresa de segurança particular contratada pelas feiras, bem como, a Brigada Militar estavam presentes no local do incidente e agiram rapidamente com a prisão dos autores dos disparos que vitimou o jovem.
Conforme informações da Brigada Militar, ambos os envolvidos possuíam extensa ficha criminal e o ocorrido foi um fato isolado, por acreditar tratar-se de um acerto de contas. Além disso, os seguranças presentes e a própria BM informam que não tiveram nenhuma evidência de que aconteceria o fato, tendo em vista que não houve briga e, até o momento do acontecimento, não havia nenhum movimento suspeito, estando tudo em ordem. O autor realizou o disparo diretamente contra a vítima de forma inesperada, não dando chance de defesa e nem de ação da segurança.
A Fearg/Fecis conta com a segurança de uma empresa particular e com a própria BM, que está instalada dentro do Centro Municipal de Eventos onde ocorrem as feiras. Além disso, os eventos contam com monitoramento, sendo tomadas todas as medidas para preservar a segurança de seus visitantes.

Outro crime
Este foi o segundo caso de homicídio ocorrido dentro da Feira de Artesanato do Rio Grande (Fearg) e Feira de Comércio, Indústria e Serviços (Fecis).
O primeiro crime foi registrado na 27ª edição da feira, no dia 30 junho de 2005. Na ocasião, o agente penitenciário Adão dos Santos Vaz, 33 anos, foi morto com uma facada no pescoço durante a apresentação de um show realizado no palco principal das feiras. Vaz foi esfaqueado por um jovem que, acompanhado por duas pessoas, teria tentado roubar seu capacete.

Fonte : Jornal Agora ( RS )